Olho


Olho

Entre os muitos significados e suposições que existem a respeito do que o Olho representa, há uma interpretação de que o formato desse prédio reproduz os movimentos da bailarina que está desenhada no painel de azulejos amarelos na torre do Olho. Sendo assim, o Olho seria a representação do vão entre seus braços e a fita; a torre de cinco andares, seu tronco; e as rampas, suas pernas. Quais outras possibilidades de interpretação você pensou para o formato do Olho?

Caminhe pelo salão, eleve seu olhar ao teto e repare nas pequenas placas que o revestem. Elas têm a função de melhorar a acústica do local, evitando o excesso de eco. Como você se sentiu aqui dentro? Você o imaginava maior ou menor?

As rampas que ligam a torre do Olho ao Vão-Livre do prédio principal são marcas registradas do desenho de Oscar Niemeyer. Como foi caminhar por elas? 

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.